In "Diário de Notícias"
A Associação de Estudantes da NOVA Medical School apresenta vários projetos de cariz social com impacto positivo nas comunidades em que se insere
A Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa (AEFCM) surgiu em 1979 e conta, atualmente, com mais de mil associados.
No passado recente, a AEFCM tem inovado em projetos de sucesso nas áreas de Ciência & Investigação, Responsabilidade Social, Saúde Comunitária, Educação Médica, Cultura e Desporto.
iMed Conference®, Revista FRONTAL®, Hospital da Bonecada®, Saúde Porta a Porta, Rastreio s de S aúde, Estágios Clínicos e Laboratoriais de verão, atividades culturais e desportivas são alguns exemplos das iniciativas com maior lastro de intervenção na sociedade e formação pessoal dos membros desta associação.
Entre os vários projetos em curso, destaca-se o projeto de responsabilidade social "Saúde Porta a Porta (SPAP)", um projeto de voluntariado desenvolvido pela AEFCM, vencedor do prémio BPI Seniores 2015. Um dos seus principais propósitos é colmatar as lacunas existentes no acesso aos cuidados básicos de saúde da população idosa mais carenciada da área de Lisboa, promovendo o seu bem-estar físico e mental. Assente no conceito de voluntariado universitário, este projeto procura enriquecer a formação médica dos estudantes dos anos clínicos da NMSIFCM do ponto de vista do desenvolvimento das capacidades clínicas, bem como das relações interpessoais e sociais. O programa inclui visitas semanais a idosos em situação de carência de saúde ou socioeconómica, devidamente referenciados pelos serviços de ação social das juntas de freguesia associadas ao projeto.
Outro projeto de relevo é o "Bom Dia Avós", o qual consiste na promoção do alojamento intergeracional, ao longo do ano letivo, dos estudantes com dificuldades económicas em habitações de idosos. Desta forma, alia-se o combate ao abandono escolar por incapacidade de sustentar as despesas inerentes ao percurso académico, à diminuição do isolamento sénior e alcança-se, simultaneamente, um fortalecimento das relações entre as diferentes gerações.