Patrícia Tadeia, in "Metro"
O objetivo do projeto não passa tanto pela empregabilidade direta, mas pela formação de crianças de risco e do seu acompanhamento para a construção de um futuro melhor
O TraditionalMusic já criou duas escolas de música com estúdios de gravação: uma em São Tomé e Príncipe e outra em Cabo Verde. Objetivo? Mudar a vida de crianças.
Tudo começou em 2011 com uma parceria entre organizações culturais e recreativas de Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Timor-Leste. O TraditionalMusic, um projeto desenvolvido pela associação portuguesa Oficina da Courela, “surge da vontade de aprofundar as relações culturais através de projetos estruturantes (...), através da criação de estruturas que sirvam de base para o desenvolvimento cultural, como são as escolas de música ou os estúdios de gravação (...), e através da formação e criação de eventos culturais”, começa por explicar Elza Neto, coordenadora geral do projeto. Tudo de forma a poder contribuir para o desenvolvimento profissional, a inclusão social e a criação de novas oportunidades a crianças dos países envolvidos. As ações concretas do projeto tiveram início em 2014, sendo que o mesmo terminará em 2016. Neste momento, as duas escolas e estúdio de Cabo Verde e São Tomé “estão em pleno funcionamento e contam com 2 professores cada uma, 1 técnico de som e 50 alunos”.
“Além da criação das escolas, o projeto desenvolveu também um trabalho de campo com o objetivo de fazer um levantamento dos instrumentos tradicionais de cada um destes países, e juntou ainda os músicos das diferentes nacionalidades, por exemplo, numa residência artística em Cabo Verde , desta, desenvolvida em outubro, saíram músicas conjuntas e encontraram-se pontos comuns que foram apresentados num concerto no Festival 7 sóis 7 luas em Cabo Verde”, revela ainda a responsável. Mas afinal, como é que a música pode mudar a vida destas crianças? “A música, ou as artes em geral, é extremamente importante para o desenvolvimento intelectual e social do indivíduo. No entanto, além desta função, as escolas estão inseridas em países onde os níveis de pobreza permanecem alarmantes. Assim, tem-se trabalhado no sentido de tornar estas escolas em locais de acolhimento e de inserção, retirando crianças e adolescentes das ruas e proporcionando uma atividade de tempos livres que contribui para o seu desenvolvimento, ao mesmo tempo que se passa valores sociais e se estimula a autoestima”, explica Elza Neto. “A curto prazo, o objetivo é acabar as escolas e estúdios de som em Timor-Leste e fazer as respetivas formações com vista à sua utilização e gestão. A longo prazo, pretende-se criar parcerias com entidades públicas e privadas locais que possam garantir o funcionamento dos equipamentos criados além do ciclo de vida do projeto”, conclui.