Vânia Marinho, in "Notícias ao Minuto"
Dentista alerta que a culpa é do pouco investimento em saúde e saúde oral, associada a uma reduzida rotina de cuidados de higiene oral.
Em Portugal, 50% população idosa não tem um único dente. É o que afirma a Organização Não Governamental (ONG) Mundo a Sorrir.
De acordo com o médico dentista e fundador da ONG, Miguel Pavão, “a grande maioria da população crê que a perda de dentes é uma consequência natural e inevitável da idade, ideia errada que deriva dos exemplos que temos de familiares e amigos idosos”.
Como o próprio defende em comunicado enviado às redações, “as principais causas para este fenómeno são o culminar de pouco investimento em saúde e saúde oral, associada a uma reduzida rotina de cuidados de higiene oral”.
Destaca ainda que “a saúde oral na terceira idade é um problema negligenciado que influencia negativamente a qualidade de vida dos idosos e que tem repercussões negativas na saúde geral”.
Miguel Pavão, responsável pelo ‘Projeto Sorrisos Porta em Porta’ destaca que é importante sensibilizar as pessoas “para o facto de que envelhecer não significa uma diminuição do bem-estar” nem da auto-estima.