In "Voz Portucalense"
A Rede Anti Pobreza (EAPN) em Portugal lançou na semana passada, na cidade do Porto, uma campanha nacional de sensibilização a favor das comunidades ciganas, contra a "discriminação". Em comunidade afirma: "Preconceitos e estereótipos dominam pensamentos e atitudes e, por isso, a evidência de que há ainda muito por fazer relativamente aos ciganos, esse povo cujo Dia Mundial se celebra a 8 de abril". A campanha, com o tema `A Discriminação éFalta de Educação', visa chamar a atenção para as "iniquidades" de que as comunidades ciganas são alvo: "Estamos conscientes de que as atitudes, os comportamentos e as próprias representações sociais resultam de um conjunto de mensagens e informações, geralmente distorcidas da realidade, fundadas em experiências de situações negativas vividas por alguns cidadãos e que se converteram~ em generalizações". A campanha assenta em'sete mensagens emitidas por sete cidadãos de etnia cigana que trabalham ou estudam, com o intuito de "quebrar mitose representações negativas". Aseganda fase da campanha vai ser apresentada entre 16 e 20 de maio, no Porto, e contempla o lançamento do livro e da respetiva exposição fotográfica 'O Singular do Plural'.
Recorde-se se celebra em 8 de abril" O Dia Internacional dos Ciganos". O povo romani é a principal etnia entre os ciganos. Estão espalhados pelo mundo, muitos ainda levam uma vida nómada e sofrem com preconceitos e perseguição.
Desde 1990 comemora-se o Dia Internacional Romani no 8 de abril, celebrando essa cultura e tentando dar visibilidade para os problemas enfrentados pelo grupo, que tem uma identidade cultural e linguística próprias. Durante o regime nazista, os ciganos foram perseguidos e assassinados como outras minorias, mas nunca receberam a mesma atenção que outros povos. Antes, já eram estigmatizados na Europa Medieval e ainda hoje encontram dificuldades para viver em muitos países.
As suas roupas tradicionais são marcados pelas cores exuberantes e adereços de metal, enquanto a música animadae dançante influenciou diversos estilos pelo mundo.