12.4.16

Câmara e universidade do Porto juntam-se pelo envelhecimento ativo

Simão Freitas, in "Porto24"

A Câmara do Porto e a Universidade do Porto (UP) vão candidatar a região à classificação de Sítio de Referência Europeu na Área do Envelhecimento Ativo e Saudável, atribuída pela Comissão Europeia.

A classificação é atribuída no âmbito da European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing. Em comunicado, a UP garante que está a ser criado “um Centro de Excelência em Envelhecimento Ativo e Saudável, o Porto4Ageing, que tem como objetivo ser um centro agregador e um espaço de discussão de questões relacionadas com o envelhecimento ativo e saudável na região metropolitana do Porto”.

A candidatura à classificação da Comissão Europeia foi apresentada esta segunda-feira de manhã, nos Paços do Concelho, e o Porto4Ageing conta já com mais de 70 parceiros institucionais, entre universidades e centros de investigação, decisores políticos, utilizadores e indústria.

Além das duas entidades promotoras, contam-se entre os parceiros o IPO do Porto, a Santa Casa da Misericórdia do Porto, a Área Metropolitana do Porto, a CCDR-N, o Centro Hospitalar São João ou o Centro Hospitalar do Porto, além de profissionais de várias áreas ligadas à medicina.