In "Jornal de Notícias"
A Comissão Europeia (CE) vai avançar com mais 110 milhões de euros para infraestruturas de apoio aos refugiados na Turquia, no âmbito do acordo entre os países da União Europeia (UE) e Ancara. Para os refugiados na Grécia, a CE anunciou a entrega de 83 milhões, no âmbito do Instrumento de apoio de emergência.
Relativamente à Turquia, dos 110 milhões. 60 vão para despesas com alimentação, saúde e abrigo dos refugiados devolvidos à Turquia. Outros 50 milhões são para apoio humanitária para os sírios. lohannes Hahn, comissário europeu. afirmou que estas medidas visam que os refugiados que regressam da Grécia à Turquia "recebem todo o apoio".
Entretanto, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse ontem que o seu país recebeu três milhões de pessoas para que não perturbassem os europeus e que sobre isso não há uma palavra num relatório que o Parlamento Europeu publicou ontem e que sublinha retrocessos democráticos na Turquia. Erdogan disse mesmo que a UE precisa mais da Turquia do que a Turquia precisa da UE.
Quanto à Grécia, os 83 milhões anunciados agora serão disponibilizados ao Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, à Cruz Vermelha e a seis organizações não governamentais que trabalham cdm instituições locais