14.4.16

Projeto Re-food prepara instalação em Guimarães

In "Diário do Minho"

A Associação "Re-food" está a dar os primeiros passos na cidade berço e convida toda a comunidade a participar na reunião pública de divulgação do projeto, que decorre no dia 16 deste mês, às 15h00, no Anfiteatro D. António Bento Martins Júnior, mais conhecido por auditório da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, em pleno centro histórico de Guimarães.

O projeto "Re-food" é um movimento comunitário independente, 100 por cento voluntário, conduzido por cidadãos e integrado numa IPSS, cujo fim consiste na recuperação de comida em boas condições para alimentar pessoas necessitadas. Hunter Halder, o fundador do projeto, vai estar presente, em Guimarães, no próximo sábado, naquela sessão pública de apresentação do projeto, que conta já com o apoio de várias personalidades da sociedade vimaranense.

O evento, denominado de "reunião sementeira", contará, assim, com a participação de Hunter Halder, um norte-americano a viver em Lisboa e fundador do projeto Re-food, bem como com padrinhos vimaranenses que já acarinharam este desafio.

O grupo de pioneiros do núcleo Re-food de Guimarães leva a cabo aquela reunião de divulgação pública do projeto, intitulada “reunião de sementeira”. O evento da “reunião de sementeira” é um dos primeiros passos da criação de um núcleo Re-food. Consiste numa reunião pública, aberta à participação de todos os interessados, durante a qual o projeto é apresentado à comunidade e onde serão recrutados futuros voluntários e gestores do projeto.

A organização independente, orientada por cidadãos, totalmente voluntária, é uma comunidade de caridade eco-humanitária, que trabalha para eliminar o desperdício de alimentos e a fome em cada bairro. Guimarães vai passar a integrar os 25 núcleos do projeto "Re-food" para eliminar desperdícios e a fome.


«O objetivo do projeto Re-food é reduzir o desperdício de alimentos preparados e a fome ao mínimo, recolhendo os excedentes alimentares e distribuindo-os por famílias carenciadas, enquanto aumenta a solidariedade comunitária. O núcleo Re-food é um esforço totalmente voluntário, efetuado por e para cada cidadão. Com o Re-food, podemos mudar o mundo em cada comunidade», resumem os promotores.
O fim do projeto consiste na recuperação de comida em boas condições para alimentar pessoas necessitadas. O Re-food está totalmente voltado para a comunidade e opera a partir da própria comunidade, sem salários, com custos baixos e alta produtividade, não detendo bens ou investimentos que não sirvam a sua missão.

movimento comunitário A missão do projeto "Re-food" é eliminar o desperdício alimentar e acabar com a fome Projeto "Re-food" prepara instalação em Guimarães DR O projeto "Re-food" é uma organização orientada por cidadãos, totalmente voluntária, que trabalha para eliminar desperdícios de alimentos e a fome.