10.2.17

Estratégia nacional procura ajudar os sem-abrigo

in RTP

O governo está a trabalhar numa nova estratégia nacional para as pessoas sem-abrigo. Um plano de ação interministerial que será apresentado até ao final de março.

A Comunidade Vida e Paz (CVP) entrega esta quarta feira ao Presidente da República uma petição com mais de quatro mil assinaturas a defender uma nova estratégia nacional para os sem-abrigo, enquanto do Ministério do Trabalho e da Segurança Social chegou à Antena 1 a informação de que essa estratégia está a ser preparada.

Recorde-se que já houve uma estratégia nacional para a integração de pessoas sem-abrigo que vigorou durante seis anos, entre 2009 e 2015, mas no presente não há um plano nacional no terreno, apenas alguns núcleos de intervenção que funcionam em municípios como Lisboa, Porto, Coimbra e Amadora.

A Comunidade Vida e Paz, como conta a jornalista Rita Soares, já informou que é preciso uma diretriz nacional para rentabilizar o trabalho feito.

A CVP é financiada em 50 por cento pelo Estado, por serviços prestados e os outros 50 por cento através de campanhas e donativos particulares.