Portugal tem o 9.º maior salário mínimo nacional (SMN) da Europa e as despesas mensais em Portugal representam 67% do SMN, de acordo com um estudo da HelloSafe Portugal, divulgado esta quinta-feira.
"Embora não esteja entre os piores, Portugal tem o 9.º salário mais alto da Europa, mas está atrás de todos os grandes países, tais como França e Espanha", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Luxemburgo, Alemanha e Bélgica tem os salários mínimos mais elevados da Europa, adianta a mesma análise.
O estudo revela ainda que as despesas mensais em Portugal representam 67% do salário mínimo, com as relacionadas com a habitação em destaque: "Atualmente, a maior despesa é para a habitação, que utiliza cerca de 30,6% do salário português".
"Seguem-se as compras nos supermercados, com 26,8%, seguidas do transporte, com 14,5%. Passando o rato por cima de cada item, ver a percentagem correspondente de todas as despesas", pode ler-se.
Onde é que o salário mínimo vale menos?
Análise revela que, no geral, "já é difícil viver apenas com um salário mínimo", mas em algumas cidades do país a situação é ainda pior. "Lisboa, Cascais, Porto e Leiria têm despesas mensais acima da média nacional, que é de 591,10 euros. Lembre-se que as despesas mensais não incluem as despesas de arrendamento e alojamento", pode ler-se no mesmo comunicado.
Lisboa, Cascais, Porto e Leiria são as cidades portuguesas onde o salário mínimo vale menos