14.4.23

Câmara de Coimbra promove ação de formação para dirigentes sobre igualdade de género e não discriminação

in Mundial FM



A Câmara Municipal de Coimbra, através do novo Gabinete para a Igualdade e Inclusão (GII), está a implementar o Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação, resultante de uma candidatura submetida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC). O objetivo passa por neutralizar e ultrapassar as barreiras que existem ou que poderão surgir no acesso de mulheres e de homens, em condições de igualdade, à participação económica, política e social. Com esse propósito, a o GII está a promover, junto dos dirigentes municipais, uma ação de formação sobre igualdade de género e não discriminação.

O Município de Coimbra tem elegido, cada vez mais, as questões de igualdade e de inclusão como prioritárias, consubstanciando esta temática num forte compromisso político para a promoção da igualdade de género, visando aumentar a qualidade de vida da população. Considera-se que, atendendo à sua posição privilegiada de proximidade com a população e ao conhecimento das condições de vida e das expetativas das pessoas que habitam o seu território, o Município tem um papel crucial na implementação do direito à igualdade.

Neste contexto, a Câmara Municipal de Coimbra, através do Gabinete para a Igualdade e Inclusão, está a implementar o Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação, resultante de uma candidatura submetida pela CIM-RC, que engloba os 19 municípios da região de Coimbra. De forma a concretizar o Plano, a o GII está a promover, junto dos dirigentes municipais, uma ação de formação sobre igualdade de género e não discriminação.

Estas ações pretendem contribuir, inicialmente envolvendo os serviços municipais, para uma sociedade mais justa e mais equitativa, onde mulheres e homens possam ter as mesmas oportunidades, desenvolver o seu potencial, permitindo compreender as desigualdades existentes e os estereótipos de género que muitas vezes perpetuam essas desigualdades. A compreensão destas questões potência e incentiva ainda as pessoas a mudarem comportamentos e atitudes promovendo uma cultura de respeito e de tolerância.

Recorde-se que o antigo Departamento de Desenvolvimento Social, Saúde e Ambiente integrava áreas de atuação muito díspares: Intervenção e Ação Social, Habitação Social, Saúde, Ambiente e Serviço Médico Veterinário e Segurança Alimentar, pelo que na nova estrutura se optou por uma maior especialização da temática com o Departamento de Ação e Habitação Social (DAHS) e com a Divisão de Ação Social (DAS) e a a Divisão de Habitação Social (DHS). A importância de áreas como a igualdade, a inclusão social, bem como da gerontologia e do envelhecimento ativo foram plasmadas nas novas UO: Gabinete para a Igualdade e Inclusão (GII, UO de 3º Grau) e Gabinete de Gerontologia e Envelhecimento Ativo (GGEA, UO de 3º Grau).