Com a subida dos preços da energia, aquecer a casa tornou-se ainda mais difícil. Quase 90% dos inquiridos num estudo diz passar frio no inverno e calor no verão. A falta de isolamento nas habitações é um dos principais problemas
A maioria dos portugueses continua a passar frio dentro de casa. Admite que, este ano, foi mais difícil de suportar o inverno devido ao aumento do custo da energia. As conclusões são de um estudo realizado, nos últimos dois meses, pelo Portal da Construção Sustentável.
O estudo, feito online, contou com participantes de todo o país. O objetivo é avaliar o desconforto térmico dos portugueses dentro de casa. Dos 1.225 inquiridos, quase 90% diz passar frio no inverno e calor no verão. A falta de isolamento nas habitações é um dos principais problemas.
Este ano, muitas famílias sentiram-se mesmo obrigadas a desligar o aquecimento nos dias mais frios para poupar nos gastos da energia. As conclusões do estudo preocupam, mas não surpreendem os especialistas que pedem há muito ao Governo um maior apoio para a construção sustentável.
Segundo a Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate a este problema, há entre um e dois milhões de portugueses a viver em situação de pobreza energética.