28.9.23

Joaquim é cego e está há mais de um ano sem receber apoio devido a um erro informático

Catarina Folhadela, Sofia Dias e João Pedro Tiago, in  SIC Notícias


Em cima das dificuldades um susto: Joaquim recebeu uma carta a exigir a devolução das prestações recebidas, no valor total de mais de 20.000 euros. Não devolveu e reclamou, uma e outra vez, o apoio em falta.


Um deficiente visual está há mais de um ano sem receber a Prestação Social de Inserção a que tem direito por causa de um erro informático. Desde então que vive apenas com o valor da reforma, que não chega a 400 euros.

Joaquim é invisual com uma incapacidade definitiva de 95%. Em 2017 começou, por causa disso, a receber uma Prestação Social para a inclusão, de perto de 400 euros, mas a ajuda foi retirada quando foi operado a um cancro da tiroide e lhe foi atribuída uma incapacidade temporária adicional de 60%.

Desde janeiro do ano passado que vive sem o apoio do Estado para pessoas com deficiência e ficou apenas com a reforma de 380 euros.

Foi-lhe exigida a devolução do valor recebido

Em cima das dificuldades um susto: Joaquim recebeu uma carta a exigir a devolução das prestações recebidas até então, no valor total de mais de 20.000 euros. Não devolveu e reclamou, uma e outra vez, o apoio em falta.

Posteriormente, em abril, foi-lhe dito que o pedido de reembolso tinha sido um erro informático. No entanto, desde que o erro foi detetado ainda não foi corrigido.

A situação será regularizada, de acordo com a Segurança Social contactada pela SIC, no mês de outubro. Nessa altura, Joaquim irá receber todos os valores devidos com retroativos.