in Agência Ecclesia
Portugal mobilizou 1,4 % da sua população
Mais de 173 milhões de pessoas juntaram-se aos eventos de «Levanta-te e Actua!» pedindo que os governos erradiquem a pobreza extrema e que cumpram os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).
O recorde mundial do guinness foi ultrapassado no passado fim-de-semana quando 173,045,325 pessoas se juntaram em mais de 3000 eventos, ocorridos em mais de 120 países, segundo um comunicado da Pobreza Zero enviado à Agência ECCLESIA.
O livro de recordes do Guinness certificou a iniciativa “Levanta-te e Actua como a maior mobilização humana registada na história” que, no seu quarto ano, verificou um aumento de cerca de 57 milhões sobre o ano passado.
O director da Campanha do Milénio das Nações Unidas, Salil Shetty, explica que os 173 milhões de pessoas que se mobilizaram “mandaram uma mensagem clara aos líderes mundiais sobre a existência de uma exigência massiva, universal e global para a erradicação da pobreza e para o cumprimento dos ODM” assim como “os responsabilizam sobre o cumprimento efectivo das suas promessas para acabar com a pobreza”.
Segundo o mesmo comunicado, participaram na iniciativa mais de 100 milhões de asiáticos. O continente africano participou com mais de 37 milhões de pessoas e na Europa mobilizaram-se mais de 2 milhões. Na América Latina e também nos Estados Unidos de América participaram 200,000 pessoas respectivamente. A Oceânia mobilizou mais de 170,000 pessoas e do Oriente juntaram-se mais 31 milhões de pessoas.
Sylvia Borren, responsável pelo Apelo Global Contra a Pobreza (GCAP – Pobreza Zero) na Holanda sublinhou que a mobilização “encontra raízes nas áreas mais remotas e em cidades de todo o mundo, ricas e pobres” para além de juntar “gente nova, mulheres e homens”.
A mensagem dos participantes que “exigem a erradicação da pobreza e novas respostas sobre a crise alimentar, económica e ambiental” será enviada nas próximas semanas e meses para “influenciar/intervir sobre as discussões do clima de Copenhaga e a revisão dos ODM do próximo ano”.
1,4% dos portugueses mobilizados contra a pobreza
Portugal foi o país europeu onde mais pessoas se levantaram para erradicar a pobreza. Segundo o comunicado, Portugal mobilizou cerca de 1,4% da sua população e foi também em território nacional que se realizaram 10% dos eventos mundiais. As iniciativas decorreram em associações, ONGs, mais de 150 escolas, diversos locais de culto, empresas, meios de comunicação e particulares, confirmando assim “um sólido apoio para a erradicação da pobreza e o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio”.