18.10.09

De pé contra a pobreza

in Correio do Minho

A EB 2,3 de Nogueira não deixou passar em branco o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e associou-se à campanha ‘Levanta-te e actua”, coordenada pela Pobreza Zero. Anteontem, 733 elementos desta escola levantaram-se literal e simbolicamente contra a pobreza.

Dos 733 elementos, há que realçar que 705 eram alunos, que desta forma se comprometeram em fazer da sua “a primeira geração que pode erradicar a pobreza extrema”. Os restantes 28 eram professores e auxiliares.

A comunidade escolar ‘levantou-se’ duas vezes, às 11 e às 16 horas, sempre ao som da música ‘Stand Up’, de Boss Ac. O momento contou ainda com a actuação de dez alunas da escola que executaram uma coreografia. Na ocasião foi também lido um manifesto em que os alunos explicavam que se levantavam “em solidariedade com todos aqueles que acreditam num mundo em que a pobreza e a fome podem acabar”.

Numa nota enviada à imprensa, o Agrupamento de Escolas de Nogueira destaca o seu cariz solidário “que fomenta em toda a comunidade os valores estruturantes da personalidade tendo em vista a formação de jovens críticos, socialmente empenhados e actuantes”.

A campanha ‘Levanta-te e actua’ é um apelo global à acção. Em todo o mundo, entre sexta-feira e hoje, milhões de pessoas levantam-se e exigem que os seus governos cumpram a promessa de acabar com a pobreza extrema e que se alcancem os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio até 2015.