10.10.09

Crise económica gera novos pobres

in Jornal de Notícias

A Cáritas Portuguesa assinou uma parceria com a Ticket Restaurante para que qualquer português mate a fome a carenciados, respeitando-lhes a privacidade


A pobreza é sempre uma vergonha e também muito vergonhosa, mais ainda em tempos de crise, como a actual. Quem o confirma é o presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca. Diz que o grande drama da pobreza são "os casos que estão escondidos e, estando ocultos, não são quantificados". O seu número nem sequer "é objecto de estatística", ou seja, "não entram nos dois milhões de pobres quantificados. São pessoas apanhadas pela crise e que se encontram em situação de carência".

A Cáritas a nível nacional como a nível diocesano tem de ter hoje a fantasia da caridade para atender a tantas necessidades. Uma dessas medidas foi tomada, na quinta-feira passada, entre a Cáritas Portuguesa e a Ticket Restaurante. Qualquer português pode adquirir um ou vários tickets e enviá-los para as Cáritas que se encarregarão de os distribuir pelos carenciados, respeitando-lhes a privacidade para que não vejam a sua situação exposta.

Essa resposta destina-se a um tipo de público "muito concreto que as Cáritas diocesanas conhecem não a partir dos atendimentos mas através das redes de vizinhança, familiares e de colegas de trabalho" que, junto desse serviço de acção social da Igreja Católica, denunciam situações de carência.

As situações de pobreza "são nacionais e não localizadas", explica Eugénio Fonseca. No entanto, adianta que as zonas mais "carenciadas situam-se no Vale do Ave, Braga, Porto, Guarda, Setúbal, Beja e Algarve".

A Cáritas não quer substituir outras medidas e iniciativas. "Temos de continuar a valorizar o trabalho meritório já existente" seja através dos bancos alimentares, dos refeitórios seja das cantinas sociais.

O presidente da Ticket Restaurante, Gonçalo Figueiredo Barros, assume que a empresa quis participar numa "solução para um problema universal" e que "não discrimina ninguém". Sem qualquer "comissão de serviço pela comercialização", a Ticket Restaurante vai disponibilizar a informação sobre a campanha junto dos seus clientes habituais. Os tickets, com valores de cinco, 10 e 15 euros, podem ser usados em estabelecimentos de natureza alimentar numa rede de cerca 19 mil estabelecimentos, entre supermercados, padarias e talhos. O ticket infância e o ticket ensino, no valor máximo de 25 euros, podem ser utilizados em creches, infantários e estabelecimentos escolares.