8.10.09

Dia Mundial para a erradicação da pobreza

in Agência Ecclesia

Dia 17 de Outubro é o Dia Mundial para a erradicação da pobreza e, à semelhança dos anos anteriores, espera-se que volte a ser um grande momento de mobilização a nível nacional e internacional.

A Oikos associa-se novamente à organização do evento “Levanta-te e Actua” em Portugal, com actividades de norte a sul do país nos dias 16, 17 e 18 de Outubro.

A iniciativa contará para o Guinness World Records, tentando quebrar o recorde mundial do maior número de pessoas que se levantam por uma causa. No entanto, o objectivo não é simplesmente contar para um recorde, mas sim mobilizar a sociedade civil. Atrair atenções, alertar consciências, manifestar que estamos contra os números que não param de aumentar: mais de 50 mil pessoas morrem de pobreza extrema diariamente.

Esta acção tem mobilizado milhares de pessoas por todo o Mundo. Em 2008, mais de 116 milhões de pessoas levantaram-se para exigir aos líderes mundiais que cumpram as suas promessas para acabar com a pobreza e desigualdade. Portugal contribuiu com mais de 93 mil vozes nesta iniciativa.

É uma data que representa uma excelente oportunidade para sensibilizar as pessoas para a dura realidade da pobreza extrema. A cada dia que passa, a desigualdade entre os ricos e pobres não pára de aumentar. Aproximadamente metade da população mundial vive em situação de pobreza!

É importante que todas as pessoas se manifestem e para actuar basta um minuto do seu tempo, um gesto simbólico. O convite é simples: basta que, literal e simbolicamente se levante. Esta acção pode ser individual ou em grupo e ter mais ou menos actividades de manifesto: uma concentração em escolas, um concerto, uma peça de teatro sobre o tema, uma largada de balões, uma tertúlia... Durante a acção, pode ler o Manifesto que se propõe, ou adaptar com um texto alusivo.

Para que a acção seja contabilizada é necessário fazer a inscrição da sua acção no site www.levanta-te.org