Helena Norte, in Jornal de Notícias
O número de beneficiários do Rendimento de Inserção Social do Porto é o dobro dos que auferem do apoio na capital. Das cerca de 375 mil pessoas que efectivamente recebem o subsídio, 125 mil residem no Porto.
Entre Janeiro e Agosto deste ano, registou-se um aumento de cerca de 50 mil beneficiários, de acordo com as mais recentes estatísticas disponibilizadas pelo Instituto de Segurança Social (ISS). Isto significa que, só em oito meses, verificou-se um crescimento superior ao ocorrido durante todo o ano passado (35 mil beneficiários).
No distrito do Porto, há registo de mais dez mil pessoas a auferir da prestação social, perfazendo um total de 125.621 em Agosto último. Contas feitas, o Porto representa 33% dos beneficiários. A título de comparação, refira-se que Lisboa tem cerca de 62 mil beneficiários e os outros distritos com mais RSI processados (Setúbal e Braga) têm, respectivamente, 24 mil e 22 mil.
O candidato social-democrata à Câmara do Porto voltou, ontem, a defender obrigatoriedade de trabalho comunitário para quem recebe esse apoio do Estado.
"É bom que o engenheiro Sócrates arrepie caminho e perceba que está a fazer um país de subsídio-dependentes", disse Rui Rio. E sugere: "Há muitos serviços que podem prestar, desde a limpeza urbana a arranjar os jardins".
Numa arruada pelo Porto, Franciso Louçã acusou Rio de "desprezar a pobreza". O líder do BE recordou que, "daqui a um ano, teremos 400 mil desempregados sem subsídio de desemprego". "Não são subsídio-dependentes, Rui Rio que não os insulte", reagiu Louçã, atribuindo ao autarca "uma grande arrogância".
Entre os que recebem o subsídio, 38 mil têm rendimentos de trabalho que são abaixo do montante do RSI de referência para a sua família, pelo que recebem a prestação (ver ficha ao lado).
Em situação idêntica estão também 41 mil pessoas, que auferem outros rendimentos, e 25 mil pensionistas.
O secretário de Estado da Segurança Social afirmou, ontem, à Lusa, que, entre Junho e Agosto, registou-se "uma primeira pequena redução do número de beneficiários", que se "cifrou em 6.500 beneficiários, mais ou menos". Pedro Marques referia-se ao número de beneficiários com requerimento de RSI activo que, em Junho, era de 390 mil e, em Agosto, 383 mil. Analisando os registos dos beneficiários com processamento do RSI (pagamento efectuado), verifica-se que, em Junho, eram 361 mil e, dois meses depois, eram 374 mil, de acordo com o ISS.
* com C.S.L. e C.S.