15.2.10

“Ceias de Santa Isabel" ajudam os mais carenciados

in RR

É um gesto solidário em tempo de crise: a paróquia de Santa Isabel, em Lisboa, organiza todas as quintas-feiras uma ceia para os mais carenciados.

Uma experiência à base de voluntariado, integrada no projecto “Igreja Solidária” do Patriarcado de Lisboa, que está aberta a todas as situações: sem-abrigo, desempregados, pessoas sós ou até da chamada “pobreza envergonhada”.

Todas as semanas são cerca de 50 a 60 as pessoas que usufruem da ceia oferecida pela paróquia. Se a iniciativa correr bem, as refeições podem até passar a ser diárias.

No Ano Europeu de Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social, a Renascença foi conhecer como funcionam as “Ceias de Santa Isabel”.

O repórter Domingos Pinto falou com pessoas carenciadas, voluntários e com o padre José Manuel Pereira de Almeida, o grande dinamizador do projecto.

As “Ceias de Santa Isabel" tiveram o apoio da Campanha de Natal da “Mega Hits”, uma das rádios do Grupo Renascença, que juntou cerca de 6600 euros para renovar a cozinha.

A verba vai ser entregue esta quinta-feira na primeira ceia de Santa Isabel com a Mega para a qual todos os ouvintes da Renascença estão convidados a participar como voluntários para servirem refeições àqueles a quem a pobreza bateu à porta, de uma forma inesperada.