in Correio do Minho
Os corpos gerentes do Centro Cultural e Social de S. Pedro de Lomar para o triénio 2010/2012 tomaram posse na semana passada.
O presidente da direcção, Rolando Silva, referiu a vontade de que 2010 seja um ano diferente, já que se assinala o ‘Ano Europeu de Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social’.
A cerimónia contou com a presença dos corpos gerentes do mandato anterior, associados e amigos da instituição, bem como das funcionárias e voluntários da instituição.
Da direcção fazem parte Teixeira da Silva, António Gonçalves, Carla Marques e Abílio Fernando, ocupando os cargos de vice-presidente, secretário, tesoureiro e vogal, respectivamente. Artur Ferreira preside ao conselho fiscal, acompanhado pelos vogais António Vieira e Domingos Ferreira. A Mesa da Assembleia Geral é presidida por João Vilaça, Benjamim Filipe Alves (1.º secretário) e Isabel Carvalho (2.º secretária).
Para Rolando Sil va, as instituições de solidariedade social praticam e têm por objecto a cultura do voluntariado dos seus membros e o espírito de serviço dos seus colaboradores dedicados à prestação de serviços à comunidade, nas áreas da infância, juventude e terceira idade.
Deste modo, desempenham um papel especial na criação do capital social, na capacidade de empregar pessoas, na criação do bem estar social e da solidariedade, na luta contra a pobreza e a exclusão social e na assistência às famílias.
O centro cultural de Lomar é uma instituição particular de solidariedade social sem fins lucrativos criada a 7 de Outubro de 2003.
Esta instituição da freguesia de Lomar tem como principais objectivos “dar apoio às crianças e aos jovens, apoiar a família, a protecção dos cidadãos, a promoção e protecção da saúde, a educação e formação profissional dos cidadãos e a promoção e dinamização de actividades culturais”.