4.2.10

FMI aconselha Governos a centrarem-se em políticas de emprego

in Jornal de Notícias

O director-geral do Fundo Monetário Internacional considera que os Governos têm de se concentrar em reduzir o desemprego, que aumentou fortemente com a crise económica.

"Não podemos afirmar que a crise terminou quando o desemprego ainda está aí", adiantou Dominique Strauss-Kahn, director-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), em declarações à rádio francesa RTL.

"É por isso que o FMI tem uma posição muito firme quanto a esta matéria. Não só não devemos pôr fim aos planos de apoio a actividades que já foram instaladas, os famosos estímulos, como o nosso conselho é de que todos esses estímulos devem ser dirigidos para o emprego, para políticas de emprego", insistiu.

"Esse deve ser agora o assunto principal", frisou.

Segundo o director-geral do FMI, as medidas de apoio deverão ser de curto prazo. A médio e longo prazo é preciso criar programas de redução dos défices públicos, disse.

Depois disto, a segunda mensagem é a seguinte: "Os governos devem anunciar o que vão fazer, ao longo dos anos, para reduzir a dívida. Não se trata de iniciar de imediato a redução, é demasiado cedo, mas anunciar as políticas que serão seguidas mais tarde", afirmou.