3.1.12

Desemprego volta a aumentar em dezembro

in Diário de Notícias

O desemprego em Espanha aumentou ligeiramente em dezembro, pelo quinto mês consecutivo, com mais 1.897 desempregados, ou seja, uma subida de 0,04 por cento face ao mês anterior, segundo dados divulgados hoje.

Segundo o ministério do Emprego e Segurança Social no final do ano passado havia em Espanha um total de 4.422.359 desempregados, confirmando a deterioração económica que se sentiu no país no segundo semestre do ano.

Os dados hoje divulgados confirmam que durante o ano de 2011 o número de desempregados cresceu em mais de 322 mil pessoas.

Por setores económicos, o desemprego baixou em dezembro 3,72 por cento na agricultura, caiu 0,47 por cento nos serviços e subiu na indústria e na construção, respetivamente em 1,81 e 3,16 por cento.

Apesar de ser o quinto mês consecutivo de subida no desemprego os dados demonstram uma ligeira melhoria entre os menores de 25 anos, com menos 25 mil desempregados no último mês do ano.

Para Engrácia Hidalgo, secretária de Estado do Emprego, os dados confirmam "a deterioração da situação económica no segundo semestre do ano", depois de em igual mês de 2010 ter havido uma redução do desemprego.

Ao mesmo tempo, considerou, as "sucessivas reformas incompletas no âmbito das relações laborais, que ocorreram nos últimos meses, não conseguiram dinamizar e flexibilizar o mercado laboral".

"O Governo comprometeu-se a abordar durante o primeiro trimestre de 2012 uma reforma do mercado laboral, se possível com o acordo dos interlocutores sociais", disse.