in iOnline
“Esta geração de políticos europeus não sabe dizer não”
Mário Soares disse hoje que o governo português orienta-se por uma política neoliberal e que, a seu ver, “é um autêntico disparate”, acrescentando que “as medidas de austeridade não são a única solução para resolver a crise”.
Em entrevista ao El País, o ex-primeiro ministro e ex-Presidente da República português referiu ainda que o governo “faz o papel de bom aluno, de aluno obediente”, no que refere às medidas impostas pela troika, salientando que “esse não é o caminho”. Para Soares, “a geração actual de políticos europeus, infelizmente, não sabe e não quer dizer não”.
Situação europeia. Em relação a Angela Merkel, Mário Soares não esconde que considera a líder alemã culpada pela situação grega, afirmando que “se ela tivesse ajudado a Grécia a tempo, não teríamos chegado a este ponto. A Grécia não é um país qualquer: é o berço da democracia e Merkel devia ter mais sentido comum e não falar dos gregos como uns preguiçosos”, disse.
Para o ex-governante, a Europa não está a cumprir o seu papel para salvar o euro, contudo, Mário Soares acredita que o velho continente irá ultrapassar a crise se tiver “um governo próprio, um governo político, económico, financeiro e fiscal. A UE tem de ser, como temos dito sempre, um exemplo de paz, coexistência e de solidariedade entre os povos”, afirmou.