6.1.12

Nobel Krugman: Crise em Portugal é anterior à que começou em 2008

in Dinheiro Vivo

O Nobel da economia, defendeu hoje, no seu blog pessoal que a crise portuguesa começou antes da crise de 2008, e que arrastou vários países.

Paul Krugman afirma que várias projeções sugerem que alguns países apresentavam uma posição fiscal difícil mesmo antes da crise financeira de 2008, e adianta que estes países são Portugal, Grécia e Reino Unido, contrariamente a países como Irlanda, Espanha e Itália.

Segundo o economista, Portugal e Grécia não tinham alternativa à austeridade que tanto tem criticado.

Ao comentar o estudo sobre endividamento europeu, realizado por Gianluca Cafiso, antigo consultor do BCE e investigador na Universidade da Catania, Krugman defende que Portugal e Grécia, mesmo antes da crise já apresentavam um endividamento de 150% do PIB, e que rapidamente poderiam voltar a cair no círculo vicioso da dívida.

"Para entender o que isto significa deve saber-se que o PIB combinado de Grécia e Portugal é pouco mais que 500 mil milhões de dólares, enquanto o PIB de Espanha, Irlanda e Itália é superior a 3,5 biliões de dólares." Desta forma como afirma, " As economias agora em dificuldades, medidas pela grande importância económica, estavam a tomar medidas fiscais sustentáveis antes da crise."

Para o economista a resposta europeia baseou-se na ideia de que "os excessos orçamentais eram o grande vilão".

Veja aqui o blog do Nobel da economia.