Patrícia Susano Ferreira, in Destak.pt
De acordo com o estudo sobre o consumo durante a época de Natal, desenvolvido pelo IPAM – The Marketing School, os habitantes do Grande Porto vão gastar, em média, 282 euros em compras. Isto significa um decréscimo de 24,2% face a igual período do ano passado, em que o valor dispendido se situava nos 373 euros. Para além disso, oito em cada 10 inquiridos admitiram reduzir os gastos em relação a 2010.
Para diminuir os custos com os presentes de Natal, 86% dos inquiridos vai reduzir nas despesas com adultos; 45% vai gastar menos nas ornamentações específicas da época; e, contrariamente a 2010 - em que todos os inquiridos com filhos lhes ofereceram presentes de Natal - apenas 86% o pretendem fazer. O sector alimentar vai ser outro dos afectados: 19% dos inquiridos vai cortar nos produtos específicos de Natal.
Quase metade recorre a centros comerciais
Tal como no ano passado, roupa e calçado são os presentes mais procurados para crianças (19,2%), adolescentes (22,4%) e adultos (19,3%). Este tipo de produtos é seguido por jogos educativos para jovens até aos 12 anos (18,2%), por jogos electrónicos para adolescentes entre os 12 e 18 anos (13%) e por livros ou acessórios quando o contemplado é adulto (18%).
Em relação aos locais de aquisição de presentes, quase metade dos inquiridos admite recorrer às grandes superfícies e um terço revela que concilia os centros comerciais com o comércio de rua. Já em relação ao momento de compra, 94% dos inquiridos adiou-o para o mês de Dezembro. O estudo foi realizado com base em 378 inquéritos válidos, efectuados entre 8 e 15 de Dezembro, na zona do Grande Porto.