in Jornal de Notícias
Desde finais de 2007, o ON.2 (Programa Operacional Regional do Norte) aprovou 1055 projectos, correspondendo a um investimento de 555,6 milhões de euros, aos quais acrescem 202,6 milhões para infra-estruturas.
Contas feitas, o ON.2 contribuiu para verter 758,2 milhões de euros de investimentos em Ciência e Tecnologia (C&T) e Inovação na Região do Norte, desde finais de 2007.
Os Sistemas de Incentivos às Pequenas e Micro Empresas foram responsáveis por 555,6 milhões de euros, 232,2 milhões dos quais co-finanaciados por via do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Dos 1055 projectos envolvidos, 626 já foram objecto de contrato de financiamento com os privados.
Quanto à rede de infra-estruturas de Apoio à Inovação e à Competitividade, o ON.2 já aprovou 202,6 milhões de euros. A título de exemplo, foram já aprovados quatro projectos: Avepark, Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa, UPTEC e Sanjotec. Estes projectos correspondem a um investimento elegível de 35,9 milhões de euros.
Ainda no domínio das infra-estruturas científicas, destaca-se a aprovação do projecto para equipamento do Instituto Internacional Ibérico de Nanotecnologia, num investimento total de 24,2 milhões de euros, a que corresponde um montante FEDER de 17 milhões de euros.
No domínio das infra-estruturas tecnológicas estão a decorrer dois concursos, um vocacionado para infra-estruturas físicas e equipamentos (10 milhões do FEDER) e outro para racionalização da rede (5 milhões FEDER), ambos dirigidos a beneficiários tais como Centros Tecnológicos, Institutos de Novas Tecnologias e Institutos de matriz universitária.
Quanto aos 555 milhões dedicados a C&T, a maior fatia (309,8 milhões de euros) é dedicada ao sistema SI Inovação, seguindo-se o SI Qualificação PME (183,5 milhões).
No âmbito dos instrumentos associados à modernização administrativa, foram aprovados 27 projectos de e-government, ascendendo a um investimento de 18 milhões de euros.