in JN
O presidente da República anuncia amanhã a segunda jornada do Roteiro das Comunidades Locais Inovadoras. É a primeira iniciativa deste género após a conclusão das negociações que desbloquearam o Orçamento.
Cavaco Silva encara este Roteiro como um esforço de mobilização da “capacidade inovadora” dos portugueses “para ultrapassar a difícil e preocupante situação económica e social em que Portugal se encontra e combater as persistentes desigualdades territoriais do desenvolvimento”.
Segundo o presidente, “as comunidades locais podem dar um contributo significativo não só para superar os problemas sociais gerados pela crise económica e financeira, mas também para o aumento da riqueza e para a criação de emprego. De Norte a Sul do País é possível encontrar, a nível local, respostas inovadoras aos desafios colocados pela crise através de iniciativas que merecem ser divulgadas e devidamente acarinhadas e estimuladas.
Cavaco tem desenvolvido várias iniciativas de divulgação das boas práticas da sociedade civil. Além Roteiro das Comunidades Locais Inovadoras, o presidente já cumpriu jornadas do Roteiro para a Juventude, Roteiro para o Património, Roteiro para a Ciência e Roteiro para a Inclusão Social.
Após as eleições legislativas, Cavaco deixou claro que não pretendia “fechar-se” no Palácio de Belém apesar da tensão política entre o governo minoriário e os partidos de oposição.