8.2.10

Portugal tem a quinta taxa de desemprego mais alta da OCDE

Pedro Latoeiro, in Diário Económico

Portugal fechou o último trimestre do ano passado com uma taxa de desemprego de 10,3%, segundo dados da OCDE hoje divulgados.

Há apenas quatro países da OCDE com um desemprego mais elevado neste período: Espanha (19,4%), Eslováquia (13,5%), Irlanda (13%) e Hungria (10,8%).

O relatório da OCDE mostra que a taxa de desemprego nacional subiu até 10,3% no último trimestre de 2009, um agravamento face aos 9,9% registados nos três meses anteriores.

A organização confirma ainda o mais recente relatório do Eurostat, que contabilizou a taxa de desemprego portuguesa em 10,4% em Dezembro.

Este números surgem poucos dias antes de serem conhecidos os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre o desemprego no quarto trimestre. A informação será revelada a 17 de Fevereiro.

Portugal fecha assim 2009 com uma taxa de desemprego de 9,6%, uma subida em relação aos 7,8% registados no ano anterior.

Desemprego estabiliza na OCDE

O documento hoje relevado mostra uma estabilização em 8,8% da taxa de desemprego do conjunto dos países da OCDE em Dezembro. No mesmo período, o desemprego na zona euro superou a barreira psicológica dos 10%.