7.2.10

Presidente apela ao "espírito de entreajuda"

por Célia Domingues, in Diário de Notícias

Roteiro. Cavaco Silva dedicou visita à exclusão. Pediu renovado espírito de solidariedade


No dia em que se assinalou o arranque do Dia Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social, o Presidente da República disse esperar que esta luta possa servir para "reavivar o espírito de solidariedade, de justiça e de entreajuda entre os portugueses".

"Todos os portugueses", continuou, devem empenhar-se "no combate pela dignidade" humana. "Lutar por um Portugal mais justo e mais equitativo é um combate que tem de ser assumido por todos, pelas instituições, pelos agentes políticos e económicos, mas também por toda a população."

No segundo e último dia do Roteiro das Comunidades Locais Inovadoras, no momento da visita às instalações da Santa Casa da Misericórdia de Idanha-a-Nova, um dos concelhos com mais idosos do País, Cavaco Silva lembrou "aqueles que são idosos e que não conseguem ter uma vida digna, aqueles que caíram numa situação de pobreza porque perderam o seu emprego, aqueles que estão em situação de exclusão social ou as crianças abandonadas e que sofrem de privação".

Neste momento a apoiar três centenas de pessoas (no apoio domiciliário, centro de dia, lar e creche), a Santa Casa da Misericórdia de Idanha-a-Nova, com 87 funcionários, é a maior unidade empregadora do concelho, um facto sublinhado na visita do Chefe do Estado de que o apoio social é também importante no interior envelhecido porque também cria empregos.

Depois de uma visita à Cooperativa de Queijos de Idanha, produto elogiado pelo Chefe do Estado, em Penha Garcia, Cavaco Silva recebeu os primeiros bilhetes impressos para a exposição que arranca a partir de Março em Castelo Branco, de esqueletos e crânios de dinossauros. Os ingressos foram oferecidos dentro da réplica de um ovo. Acolhido ao som do adufe, o Chefe do Estado impressionou-se com a riqueza turística da região, que integra a Rede Europeia de Geoparques. Após uma breve conversa com alguns dos jovens empresários turísticos a operar na região, Cavaco Silva apelou ao aproveitamento dos recursos próprios, humanos e económicos. "São fontes de atracção de visitantes que podem ajudar muitos empregos nesta região", sublinhou.

Acompanhado na parte da tarde pelo secretário de Estado das Florestas, Cavaco Silva visitou ainda a Central de Biomassa da empresa Palser, na Sertã, um projecto em testes que entra brevemente em funcionamento.