Ana Paula Lima, in Jornal de Notícias
A actividade económica em Portugal deu sinais de melhoria no mês de Fevereiro, revela a Síntese Económica de Conjuntura divulgada, ontem, terça-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística.
O índice, que avalia a evolução da economia nacional, continua em terreno negativo (-0,2 pontos), mas evoluiu favoravelmente face aos 0,9 pontos negativos do primeiro mês do ano, e aos 1,6 pontos negativos do final de 2009. O INE salienta que a economia portuguesa mantém o "movimento ascendente observado desde Junho" do ano passado.
Este indicador tem vindo a registar melhorias mas, como explica o economista João Loureiro, está ainda em "em níveis bem inferiores ao período que antecedeu o início da crise económica". Para o economista, a recuperação da economia está a verificar-se "mas acaba por ser lenta".
O INE nota que o indicador de actividade económica recuperou em Fevereiro impulsionado pelo consumo privado das famílias, que estão a consumir mais bens de consumo corrente e duradouros. Segundo as estatísticas, o consumo duradouro aumentou mais que o corrente.
Em matéria de investimento, assistiu-se a uma queda menor da formação bruta de capital fixo no mês de Fevereiro, sobretudo nas componentes de material de transporte e de construção. Já as importações e as exportações apresentaram crescimentos homólogos nominais de 2,4% e 7,6% respectivamente. O INE destaca que desde Outubro de 2008 que não havia variações homólogas positivas no comércio internacional.