15.6.10

Centro de Viseu vai ter "polícia de família"

Por Sandra Ferreira, in Jornal Público

A figura do "polícia de família" já existe no Reino Unido e em diversos países nórdicos. Em Portugal, a ideia vai ser testada pela primeira vez em Viseu, no âmbito do Contrato Local de Segurança (CLS), em vigor desde o início deste ano no centro histórico da cidade. A população vai saber o nome e ter o contacto telefónico de um agente da PSP a quem poderá recorrer em caso de qualquer ocorrência ou problema de ordem pública, anunciou ontem o ministro da Administração Interna, Rui Pereira.

O "polícia de família" foi apresentado como mais uma arma para aumentar o designado policiamento de proximidade, porque "reforça o laço de responsabilidade e de confiança entre a polícia e a população", sublinhou o ministro, que anunciou também que à actual equipa de nove agentes vão juntar-se mais dez elementos, o que irá permitir o reforço de horário de patrulhamento da zona histórica, que passa a ser entre as 7h e a 1h da manhã, dispondo de três carros eléctricos e três Segways. Até agora, a zona era vigiada entre as 10h e as 24h.

Na cerimónia de apresentação deste programa, o presidente da Câmara de Viseu reiterou ontem ao ministro da Administração Interna a necessidade de reforço dos efectivos da GNR, atendendo ao aumento da criminalidade que se tem verificado nas zonas rurais do concelho.