Patrícia Susano Ferreira, in Destak.pt
Cerca de 88% dos estudantes universitários portugueses participam em actividades extracurriculares e destes 64% tem preferência pelas actividades artísticas e culturais, um valor que se encontra acima da média da comunidade estudantil ibero-americana e que coloca Portugal na liderança desta tendência.
Já o desporto ocupa a segunda posição do ranking, sendo a escolha natural de 44% dos universitários portugueses no que respeita a ocupações extracurriculares. As actividades políticas são as que têm menor preferência, com uma participação apenas na ordem dos 18% no nosso país.
Estas são algumas das conclusões de um estudo realizado pela Universia junto da comunidade ibero-americana de estudantes, que acrescenta que 46% das instituições de ensino portuguesas estão equipadas com infraestruturas voltadas para as actividades socioculturais e 42% oferecem espaços dedicados ao desporto, actividade que ocupa o segundo lugar na preferência dos alunos.
O estudo realizado pelo Universia conclui ainda que 36% dos universitários portugueses utilizam as bibliotecas para requisitar livros e 37% apenas para estudar. No que respeita às áreas que os estudantes consideram necessitar de melhoria, o aumento de bolsas de estudos lidera (49%) seguido pelo aumento e melhoria das infraestruturas (39%).