Por Ana Tomás, iOnline
A ex-ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, defendeu ontem à noite, no programa “Contra Corrente” da SIC Notícias, que os doentes com mais de 70 anos que precisem de hemodiálise devem pagar os tratamentos.
Respondendo à questão se não acharia “abominável” que se discutisse se alguém que tem 70 anos tem direito à hemodiálise ou não, Ferreira Leite respondeu que “tem sempre direito se pagar. O que não é possível é manter-se um Sistema Nacional de Saúde como o nosso, que é bom, gratuito para toda a gente. Para se manter isso, o Sistema Nacional de Saúde vai-se degradar em termos de qualidade de uma forma estrondosa. Então, nem para ricos, nem para pobres”, acrescentou.
Em relação a tratamentos concretos como a hemodiálise, a ex-ministra das Finanças do governo de Durão Barroso considera que “será inevitável que tratamentos desse estilo - evidentemente que existem, e que as pessoas têm direito a eles - desde que paguem. Fora disso não é possível gratuitamente. O país não produz riqueza para isso e se não produz riqueza para isso degrada-se a qualidade”, defendeu no debate, que contou também com as participações de António Barreto e do socialista António Vitorino.