Por Gerson Ingrês, in Local.pt
ÉVORA – A Câmara Municipal de Évora, em parceria com a rede social local, organiza o Fórum Social – “Formas Inovadoras para a Inclusão Social”, que irá decorrer no 19 de janeiro, a partir das 9 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Este fórum pretende apresentar projetos de apoio à coesão social e novas metodologias de intervenção social e é destinado a agentes envolvidos na economia social do território, redes sociais de outros concelhos, comunidade académica e cidadãos com interesse na temática.
Tem como principais objetivos dar a conhecer projetos que estão a ser desenvolvidos ao nível do concelho de Évora e apresentar metodologias inovadoras no âmbito da intervenção social, passíveis de enriquecer e melhorar o trabalho que já é desenvolvido pelas instituições do concelho.
A sessão de abertura, prevista para as 9:30 horas, terá como intervenientes, Carlos Pinto de Sá (Presidente da Câmara de Évora); Élia Mira (Vice-Presidente da Câmara e Presidente do CLASE – Conselho Local de Ação Social de Évora); e Sónia Ramos (Diretora do Centro Distrital de Segurança Social).
Durante a manhã serão apresentados dois painéis. O primeiro sobre “Projetos de intervenção social em desenvolvimento no concelho de Évora”, moderado por Amélia Vieira – CDSS Évora. Inclui o Projeto Vidas Ativas@Évora (Câmara e APPACDM); o Projeto SolSal (Fundação Salesianos) e o trabalho desenvolvido pela Associação “Pão e Paz”. O segundo painel será sobre “Intervenção para Jovens” e é moderado por Saudade Baltazar (Docente do Departamento de Sociologia da Universidade de Évora). Focará os seguintes projetos: Insegalm (Universidade de Lisboa / Instituto de Ciências Sociais); EPIS (Empresários pela Inclusão Social); e Escolhas Nova Geração – Empowermente (Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Évora).
De tarde, os trabalhos são retomados às 14 horas, sendo o seu início animado pelos Cantares de Évora. Segue-se o painel “Novas metodologias de intervenção”, em que se apresenta a Metodologia Spiral, por Samuel Thirion (Coordenador da rede de territórios de co-responsabilidade e especialista internacional na metodologia Spiral).
O terceiro painel é subordinado ao tema “ As políticas sociais em vigor e o seu futuro” e tem como moderador o Prof. Doutor Silvério Cunha (Docente da Universidade de Évora) e consistirá num debate com os deputados da Assembleia da República eleitos pelo círculo de Évora: João Oliveira (PCP); Bravo Nico (PS) e Pedro Lynce (PSD).
A apresentação de conclusões será feita pelo Prof. Marcos Olímpio (Centro de Investigação em Sociologia e Antropologia “Augusto da Silva”), e membro do núcleo executivo do CLASE).