in Público on-line
Estimativa provisória do INE para Novembro aponta para taxa de desemprego de 12,4%, igual à de Outubro.
A taxa de desemprego em Portugal em Novembro manteve-se em 12,4% da população activa, segundo a estimativa provisória publicada nesta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Se se confirmarem estes dados quando houver uma estimativa definitiva, a taxa ficará inalterada em relação ao nível de desemprego de Outubro.
É o terceiro mês consecutivo em que a taxa está nos 12,4%. Depois de ter baixado para 12,3% em Agosto, o desemprego subiu uma décima em Setembro, estabilizando nos dois meses seguintes.
Em Novembro havia 636,9 mil pessoas contabilizadas nas estatísticas oficiais como desempregadas, mais 3000 indivíduos do que no mês anterior.
O nível de desemprego aumentou 1,1% entre os homens (mais 3,4 mil), com a taxa a passar de 12,1% para 12,2%. Entre as mulheres manteve-se praticamente inalterada, aumentando uma décima, de 12,6% para 12,7%.
Entre os jovens também se registou um agravamento. A subida foi mais expressiva, de 3,7% (equivalente a 4,4 mil pessoas), levando a taxa de desemprego da população dos 15 aos 24 anos para os 33,4%.
A estimativa provisória do INE para a população empregada é de 4,48 milhões de pessoas, mantendo-se “praticamente inalterada em relação ao mês anterior”, refere o INE na informação divulgada na manhã desta quarta-feira.