21.9.23

Telemóvel nas escolas? Proibição é aposta cada vez mais comum

Diana Pinheiro, Daniel Pascoal, Pedro Cardoso e Marco Neiva, in SIC


Numa escola em Oeiras, os telemóveis devem permanecer nas mochilas durante as atividades letivas. Só podem ser usados em casos urgentes, como para falar com os pais. O objetivo é combater o isolamento entre as crianças.


Há cada vez mais escolas que estão a proibir o uso de telemóveis porque os alunos estão cada vez mais isolados. É o caso da Escola Básica João Gonçalves Zarco, em Oeiras.

O estabelecimento de ensino decidiu avançar com a regra porque os alunos passavam demasiado tempo na Internet durante os intervalos e não interagiam com os colegas.

Os 15 minutos de intervalo são aproveitados para brincar com os colegas e por a conversa em dia. Poucos telemóveis são vistos.. e quando acontece tanto as funcionárias como os professores tentam explicar a importância da nova regra.


“A escola decidiu dar este passo porque no ano passado todos os professores sentiram que os telemóveis estavam a ter um peso muito grande na vida dos alunos”, conta a coordenadora da Escola Básica João Gonçalves Zarco, Isabel Leal.

E por isso, desde o início da semana, os telemóveis devem permanecer nas mochilas durante as atividades letivas. Só podem ser usados em casos urgentes, por exemplo para falar com os pais.
“Devia chegar a todas as escolas”


“Isto nem devia ser uma recomendação, devia ser uma proibição que devia chegar a todas as escolas, até aos mais velhos, porque, de facto, os telemóveis estão a acabar com a comunicação entre as crianças”, diz Sandra Silva, encarregada de educação.

A maioria recebeu o primeiro telemóvel por volta dos seis anos e desde cedo começaram a lidar com diversas aplicações e, por consequência, a passar largas horas na Internet.
O que dizem as crianças?

Apesar da medida ter entrado em vigor este ano letivo, os alunos já notam diferenças no tempo em que passam na escola.


"Gosto da regra, temos mais tempo para jogar futebol e conversar", diz um aluno. "É uma boa medida, estamos muito agarrados ao telemóvel e já ouvi falar que faz mal", afirma outra.
Um tema complexo, reconhece ministro

Também outros agrupamentos decidiram avançar com a proibição. O ministro da Educação, João Costa, reconhece que se trata de um tema complexo, enquanto o Bloco de Esquerda defende que o Governo deve criar uma regulamentação.
O que dizem os dados?

Em novembro do ano passado, um estudo mostrou que 95% das crianças portuguesas com 10 ou mais anos já têm o seu próprio telemóvel. Entre os ainda mais novos, 34% também já possuem um smartphone.

Os dados foram obtidos pela Boutique Research, empresa de estudos de mercado, para a cadeia de lojas de artigos tecnológicos Hubside Store.