Alexandra Marques, in Jornal de Notícias
Hábitos culturais das comunidades imigrantes devem ser conhecidos e partilhados por todos
Festas e feiras, visitas a museus através de guias muito particulares, um concurso de fotografia e uma viagem de comboio para 150 jovens são algumas das 500 actividades que irão decorrer até ao fim do ano, no âmbito do Ano Europeu do Diálogo Intercultural que hoje se inicia.
O programa - apresentado esta tarde no Museu de Etnologia, em Lisboa, com a presença dos ministros da Presidência, Silva Pereira e o da Cultura, Pinto Ribeiro - contém iniciativas para todas as idades, mas está vocacionado em especial para crianças e jovens.
O objectivo "é que as pessoas se relacionem, aprendam e se transformem com a multiculturalidade e entendam a riqueza que ela contém", disse, ao JN, a recentemente nomeada alta comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), Rosário Farmhouse.
Em Lisboa, o "Europa em Movimento" irá efectuar viagens temáticas em que "cada percurso corresponde a uma das linguagens criativas contemporâneas".Isto, enquanto o projecto Walk together - Talk & Learn promove encontros interculturais, actividades em escolas, workshops e um encontro europeu de voluntários.
O Porto acolhe em Agosto o encontro de jovens da rede europeia de Clubes UNESCO e a Câmara Municipal organizará visitas guiadas a diferentes locais interculturais da cidade, de Março a Outubro, à quarta-feira.
Até Junho haverá o "Decide", um jogo de cartas que permite aos cidadãos debater as alterações climáticas, as células estaminais e sida. Irá a dez cidades, em 30 sessões que decorrerão em museus, bibliotecas e cafés.
"Museu, Espelho Meu" é um dos projectos mais abrangentes, que inclui três museus lisboetas, três portuenses e dois algarvios. Até Setembro e de acordo com a idade serão entregues às crianças - dos 3 aos 15 anos -um kit para interpretar alguns objectos expostos que se dividem em quatro grandes áreas o vestuário, a alimentação, o jogo e o trabalho.
Aberto a todas as idades está o concurso de fotografia "Cultures on my street", cujo vencedor será anunciado em Junho, por um júri europeu.
Para quem gosta de História, a Universidade Católica publicará quatro volumes sob o título genérico "Portugal Intercultural: Razão e Projecto".
Depois do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, a ideia é reforçar os laços com os povos imigrantes que, para Rosário Farmhouse, "são um exemplo de coragem, pois face às adversidades conseguem manter um sorriso e o sentido de humor". Daí que a alta comissária diga que "somos um povo que tem de aprender a desenvolver mais a sua alegria com os africanos e os brasileiros".
Iniciativas previstas
Contabilizadas 500 iniciativas culturais
O programa contempla 504 eventos, entre os quais cinco festivais de cinema, 11 produções cinematográficas, 33 espectáculos de dança e artes performativas, 41 exposições, 75 feiras, 22 espectáculos de música, 46 peças teatrais e 63 workshops e colóquios.
De comboio e veleiro pelo litoral português
Um grupo de 150 jovens, dos 12 e os 17 anos, de diversas nacionalidades, visitam de 3 a 8 de Junho, Lisboa, Óbidos, Leiria, Aveiro, Porto e Figueira da Foz, de comboio e veleiro.
Mértola organiza fórum e campus de trabalho
A Câmara de Mértola promove em Maio, o Fórum internacional sobre Património intitulado "A Europa com Raízes no Passado e os Olhos no Futuro".
Além disso, esta edilidade do Baixo Alentejo organiza quatro campus temáticos , em Junho e Julho. Dois sobre "História e Cultura Mediterrânica" e "Património Natural e Biodiversidade" e outros dois, mas de trabalho de campo em Arqueologia e um outro que visa de Património e de Conservação da Natureza.