31.12.09

Cáritas iluminou Natal com velas pela paz

Rita Araújo, in Correio do Minho

A luta contra a exclusão e a sensibilização para o flagelo do desemprego foram os temas prioritários da Cáritas Portuguesa e das Cáritas Diocesanas neste Natal. A Operação ‘10 Milhões de Estrelas - Um Gesto pela Paz 2009’, que teve como principais destinatários aqueles que se encontram numa situação difícil de desemprego, superou todas as expectativas.

Num ano marcado pelo agudizar da crise económica, esta campanha reforça a vontade de cada um de se opor à violência, injustiça e exclusão social, através de um gesto simbólico. Acender uma vela no dia 24 de Dezembro pela paz no mundo foi a proposta da Cáritas Portuguesa, com o apoio activo das Cáritas Diocesanas de Portugal Continental, Madeira e Açores.

A vela de Natal foi vendida por um preço simbólico de 1€, revertendo 35 por cento das receitas a favor da Cáritas Nacional e 65 por cento a favor das Cáritas locais.
A nível nacional, o dinheiro será aplicado na criação de um Fundo de Apoio aos Novos Desempregados.

O coordenador nacional da operação ‘10 Milhões de Estrelas - Um Gesto pela Paz 2009’, Bern ardino Silva, explica que este fundo nacional tem também como objectivo equilibrar as diferenças entre regiões, visto que os fundos recolhidos por cada Cáritas Diocesana variam.

Campanha superou expectativas

Cada Cáritas local aplicará as receitas desta campanha em “projectos ligados a questões da área social”, sendo que em Braga o dinheiro reverte a favor da Casa da Alavanca. Bernardino Silva refere mesmo que Braga tem uma “grande capacidade de mobilizar a venda das velas”.

A operação deste Natal “correu muito bem” e, segundo o coordenador, “superou as expectativas relativamente ao ano anterior”. Embora para já ainda não haja números oficiais, estima-se que tenham sido vendidas cerca de 220 mil velas a nível nacional.

Para Bernardino Silva, o sucesso das vendas prende-se com a temática escolhida para esta campanha, que visa os novos desempregados.
Esta iniciativa realiza-se pelo sétimo ano consecutivo e desafia os cidadãos portugueses a comprarem e acenderem uma vela da Cáritas, como símbolo do desejo de paz para o mundo.