26.12.09

Comunidade Sant"Egídio ofereceu mais de 300 almoços

in Jornal Público

Mais de 300 pessoas carenciadas juntaram-se ontem no Mercado da Ribeira, em Lisboa, para o tradicional almoço de Natal oferecido pela Comunidade de Sant"Egídio, uma refeição quente que também faz esquecer a solidão.

O almoço começou com canja, seguindo-se depois o bacalhau acompanhado de batatas, vegetais e grão. Para sobremesa havia salada de fruta, bolos, chocolates, chá e café. Para Isabel Bento, responsável da Comunidade Sant"Egídio em Portugal, este almoço é muito mais do que "uma refeição quente num dia frio e chuvoso" e por isso "só faz sentido acontecer no dia de Natal".

Margarida tem 79 anos é do Porto e desde os 26 anos que vive sozinha em Lisboa. Veio para a capital para casar, mas foi abandonada pelo noivo. "Há dois anos que não vinha ao almoço, mas agora voltei", disse a idosa entre um pedaço de pão e uma rodela de chouriço. Este ano foi ao Mercado da Ribeira acompanhada de um vizinho para "comer uma refeição quentinha e conviver". António, de 75 anos, também vive sozinho, "umas vezes numa barraca, outras na rua". E acrescentou: "Estas senhoras são muito simpáticas e a comida é muito boa. Não tenho para onde ir e, em vez de passar o Natal sozinho, aqui sempre se come bem e passa-se o tempo com outras pessoas".

A maioria das pessoas beneficia da solidariedade da comunidade o ano inteiro e, segundo Isabel Bento, citada pela agência Lusa, anseiam por este aconchego. "São pessoas que seguimos o ano inteiro, já são um pouco como família. Esta festa acontece porque não queremos deixar ninguém sozinho no natal. Além da comida, é uma forma de fazer esquecer a solidão. Há cada vez mais idosos sozinhos que nos procuram".

Uma viola e muitas vozes afinadas dos cerca de 100 voluntários animaram o almoço com canções de Natal. A Comunidade de Sant"Egídio é uma instituição de solidariedade social, sem fins lucrativos, que presta assistência diária aos mais necessitados.