in TVI
Famílias com baixos rendimentos e filhos menores receberão mais um apoio estatal
As famílias com filhos menores e dificuldades financeiras vão receber um apoio estatal para que passem a ter rendimentos acima do limiar da pobreza, anunciou o presidente do Instituto de Segurança Social (ISS), citado pela Lusa.
A medida está prevista no Programa do Governo e deverá entrar em vigor já em 2010, Ano Europeu da Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social.
«Sei que a intenção é que durante o ano de 2010 seja activado» o apoio que garantirá às famílias trabalhadoras rendimentos acima do limiar da pobreza, disse, em entrevista à agência Lusa, Edmundo Martinho, presidente do ISS e representante do grupo de trabalho nacional do Ano Europeu da Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social.
«O modelo de concretização da medida ainda não está completamente fechado. Ainda estamos no modelo de avaliação», explicou Edmundo Martinho.
Para já, o presidente do ISS garante apenas que «2010 significará o arranque da medida», reconhecendo que no final do próximo ano não será ainda possível dizer que já não existirão em Portugal famílias trabalhadoras com filhos a viver com rendimentos abaixo do limiar da pobreza.
Edmundo Martinho diz que Portugal vai dar «prioridade número um» ao combate à pobreza infantil. «No caso da pobreza infantil e das famílias que têm crianças, a nossa preocupação é muito grande, porque não podemos continuar a aceitar que o país continue a permitir que haja crianças que cresçam e se desenvolvam fora do acesso aos mais elementares bens que têm que ver com o seu crescimento, desenvolvimento e qualificação», alerta.