17.12.09

Durão Barroso acredita que chegada de líderes políticos dará impulso às negociações

in Jornal de Notícias

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, disse hoje, quarta-feira, acreditar que ainda é possível alcançar um acordo na conferência de Copenhaga sobre alterações climáticas, considerando que a chegada de líderes políticos à capital dinamarquesa dará um impulso aos trabalhos.

"Sabemos que a atmosfera neste momento não é fácil em Copenhaga, mas também sabemos que isso faz parte do ritual habitual destas negociações de alto nível. A chegada de tantos chefes de Estado e de Governo será um impulso poderoso para alcançar um acordo", afirmou Durão Barroso, em Estrasburgo.

O presidente do executivo comunitário, que falava perante o Parlamento Europeu, e que seguiu rumo a Copenhaga imediatamente a seguir ao debate no hemiciclo, voltou a sublinhar a importância de um acordo e disse que dará o seu melhor, juntamente com a actual presidência sueca dos 27, para que a União Europeia lidere o debate com vista a um acordo.

Muitos chefes de Estado e de Governo de todo o Mundo são esperados em Copenhaga para a recta final das negociações da conferência, que encerra sexta-feira.