in Jornal Público
O Governo vai lançar no segundo semestre deste ano um programa de microcrédito no valor de 15 milhões de euros e abrir até Junho uma linha de crédito de 12,5 milhões de euros para o sector social.
As duas medidas fazem parte de uma resolução ontem aprovada em Conselho de Ministros que cria o Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Economia Social (PADES). Segundo a ministra do Trabalho, Helena André, o PADES poderá abranger cerca de 8900 entidades do sector social, que emprega 257 mil trabalhadores, representando um encargo financeiro anual de 53,5 milhões de euros.
Em conferência de imprensa, a titular das pastas do Trabalho e da Solidariedade salientou que o microcrédito destina-se sobretudo a desempregados, que podem assim desenvolver iniciativas por conta própria. Já a linha de crédito bonificada para o sector social será um instrumento de "modernização da gestão e dos serviços prestados às comunidades", permitindo ainda "o reforço das tesourarias e a liquidação de dívidas junto de instituições de crédito ou fornecedores". Lusa