2.2.10

Sucesso escolar no Ensino Básico supera os 90%

Carla Soares, in Jornal de Notícias

A taxa de sucesso nas escolas do Ensino Básico da Maia é superior a 90%, revela um estudo sobre o ano lectivo de 2008/2009. Do mesmo modo, a taxa de retenção e desistência é inferior à média nacional do ano anterior.

No que toca ao primeiro ciclo, o estudo divulgado pela Câmara aponta para 97% de sucesso escolar no concelho. O segundo e quarto anos mostraram ser momentos críticos de avaliação, com a taxa de retenção e desistência a corresponder, respectivamente, a 4,6 (contra 7,4 a nível nacional) e 5,5% (contra 4,3). O certo é que os valores globais do primeiro ciclo, no ano lectivo de 2008/2009, são inferiores aos registados no panorama nacional em 2007/2008, últimos dados disponíveis, publicados pelo Ministério da Educação em Dezembro passado. São 2,9 na Maia e 3,8 no país.

A taxa de retenção e desistência no concelho, destacam as conclusões do Departamento de Educação, Acção Social e Juventude, representa "uma evolução positiva em relação a anos anteriores".

Os números relativos ao segundo ciclo demonstram que a taxa de aprovação chegou aos 92,77%.

Também neste caso, a taxa de retenção e desistência no concelho foi, no passado ano lectivo, inferior aos valores nacionais de 2007/2008. Na Maia, foi de 7,2 no segundo ciclo e, no plano nacional, de 8,4. Apenas no sexto ano, os níveis do concelho ultrapassam os dos país (com 8,7 contra 8,4). Quanto ao terceiro ciclo, as taxas são de 13,3 na Maia e de 14,7 para a média nacional.

Face ao estudo, a Câmara nota que a evolução positiva "coincidiu com a aposta em políticas de investimento em infra-estruturas, meios materiais e filosofias educativas" nos últimos três anos. Destaque para o reforço das actividades extracurriculares, o fornecimento gratuito de plataformas digitais e o aumento das verbas de apoio social.