in Diário de Notícias
O secretário de Estado do Emprego, Valter Lemos, considerou hoje "preocupante" a taxa de emprego de 10,4 por cento em Dezembro, mas argumentou que é possível concretizar a estimativa de desemprego de 9,8 por cento.
"Os números do desemprego são sempre preocupantes, não só em termos globais, mas também em termos pessoais", disse o governante, acrescentando que, mesmo assim, "é possível concretizar os 9,8 por cento previstos no Orçamento do Estado".
"É acertado apontar para este cenário", acrescentou, ressalvando, no entanto, que o cumprimento dessa meta "está dependente do crescimento da economia", pelo que não é possível antecipar quando é que o desemprego deverá começar a descer.
A taxa de desemprego em Portugal aumentou para 10,4 por cento em Dezembro de 2009, face aos 10,3 por cento registados em Novembro, indicou hoje o Gabinete de Estatística da União Europeia (Eurostat).
De acordo com o Eurostat, no mesmo período, o desemprego nos 16 países da Zona Euro aumentou para 10,0 por cento, contra os 9,9 por cento em Novembro do ano passado.