in A União
“Activos Altamente Desqualificados e Insucesso do Sistema de Ensino: o caso dos beneficiários do RSI dos Açores” – esta é uma das conferências do seminário “Pobreza e Exclusão Social: Novos Desafios de Intervenção”.
Promovido pela Cáritas dos Açores, nos dias 15 e 16 de Abril, o encontro decorre em Angra do Heroísmo e pretende juntar especialistas para debater e encontrar soluções para o problema.
Durante dois dias, a 15 e 16 de Abril, a Caritas dos Açores vai debater a “Pobreza e Exclusão Social: Novos Desafios de Intervenção” num seminário a realizar em Angra do Heroísmo, no Hotel do Caracol.
Em declarações ao jornal “a União”, a presidente da instituição, Anabela Borba, refere trata-se de uma “oportunidade para se reflectir um flagelo deste tempo e de nos empenharmos em combatê-lo”.
De acordo com a responsável, o seminário vai contar com “alguns dos especialistas que nos podem ajudar a reflectir sobre este problemática do nosso tempo”.
Os interessados em participar poderão enviar as suas inscrições até dia 10 de Abril.
A organização informa ainda que os trabalhos do seminário “Pobreza e Exclusão Social: Novos Desafios de Intervenção” serão transmitidos online, podendo ser acompanhados através da seguinte ligação à internet: http://www.caritasterceira.org/seminario2010.htm.
Conferências e debates
A sessão de abertura, no dia 15 de Abril, quinta-feira, está marcada para as 9H30, começando os trabalhos às 10H30 com o tema “Factores de Persistência da Pobreza e da Exclusão Social”, uma conferência proferida por Alfredo Bruto da Costa, seguindo-se um debate moderado por Alfredo Borba, pro-reitor da Universidade dos Açores.
Às 11H45 está marcada a conferência “A Erradicação da Pobreza: Novos desafios para o século XXI”, por Maria Manuela Silva.
Depois de um intervalo para almoço, o seminário prossegue com uma intervenção de Maria Isabel Varanda intitulada: “Do Protocolo à Pessoa; da Lei à Aliança: para uma nova gramática da intervenção social, prosseguindo um debate moderado pelo P.e Hélder da Fonseca Mendes, vigário geral da Diocese.
A encerrar o primeiro dia está a realização de um workshop, orientado por Alfredo Bruto da Costa, para análise de casos onde intervirão as seguintes instituições de apoio social: Caritas da ilha Terceira, Lar D. Pedro V, Confederação Operária Terceirense e Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória.