2.6.10

Alunos contribuem para o Orçamento Participativo

in Diário de Notícias

Um pavilhão polidesportivo e mais espaços verdes foram algumas das propostas de alguns alunos da Escola Básica 2,3 de Marvila, que ontem tiveram a oportunidade de contribuir para o Orça- mento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa.

Numa acção inserida nas comemorações do Dia da Criança, a vereadora Graça Fonseca, responsável pelo pelouro da Modernização Administrativa, foi à Escola Básica 2,3 de Marvila divulgar o Orçamento Participativo. Perante um auditório composto por três turmas do oitavo ano, apresentou o projecto e disponibilizou-se para ouvir propostas.

Filipe foi o primeiro a ultrapassar a "falta de à-vontade com estranhos" que o presidente do Agrupamento de Escolas de Marvila, Ivan Ivanov, reconheceu ao DN existir. Pediu mais "jardins para as crianças poderem brincar" e foi aplaudido entusiasticamente pelos colegas .

Foi, no entanto, o desejo de ter um pavilhão polidesportivo, que permita ter aulas de Educação Física quando chove, que reuniu mais adeptos. Seria esta a proposta que, mais tarde, a vereadora Graça Fonseca submeteria em seu nome, por restrições de idade, no Autocarro Orçamento Participativo, que todos puderam visitar.

Rúben Martins, do 8.º A, o primeiro a mencionar o polidesportivo, disse ao DN sentir-se "orgulhoso de poder contribuir" para um "projecto muito positivo para a escola e para a cidade". Só lamenta que, por ainda não ter 18 anos, não possa votar na segunda fase do processo do Orçamento Participativo, a decorrer em Outubro. Para já, fica a ideia de divulgar a proposta em redes sociais, a fim de conseguir um novo pavilhão que seja utilizado não só pela escola mas também pela comunidade.

O entusiasmo partilhado pela maioria dos alunos não passou despercebido à vereadora e ao presidente do agrupamento, que não hesitaram em fazer "um balanço positivo" do evento. Ivan Ivanov justificou a boa receptividade dos adolescentes com o facto de "eles próprios" estarem "revoltados com o seu bairro".

Por enquanto, até atingirem a maioridade, este tipo de iniciativas é a única forma que têm de tentar alterar algo e, por isso, a ida do Orçamento Participativo à escola já foi incluída no Plano Anual de Actividades do Agrupamento.