15.6.10

República sem pobreza

Miguel Machado, in Correio do Minho

Dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas de Nogueira, em Braga, assinalaram ontem os 100 anos da República Portuguesa.

A actividade teve como lema ‘República 100 — Sem Pobreza’, e serviu, também, para sensibilizar a comunidade escolar para outras acções de solidariedade.

“Este ano juntamos neste dia três celebrações: a mesa da partilha para o Banco Alimentar, o centenário da República com a formação da bandeira humana e celebramos o Ano Europeu Contra a Pobreza e a Exclusão Social”, explicou Gracinda Castanheira, do Departamento de História da Escola EB 2/3 de Nogueira.

Foi realizada uma caça ao tesouro, concretamente aos símbolos da República Portugesa.
No acesso à escola foi formado, com flores vermelhas, amarelas e verdes, um tapete alusivo aos 100 anos da República Portuguesa.

A iniciativa incluiu, ain da, uma exibição do Clube de Guitarras e vários jogos tradicionais entre ‘Monárquicos’ e ‘Republicanos’. “São jogos que permitem aos alunos conhecer melhor os dois regimes” revelou a professora Gracinda Castanheira.
No final da manhã foi feita a entrega dos diplomas aos 24 alunos que frequentaram e concluiram os Cursos de Educação e Formação de adultos.

Acção Solidária
Depois de cantarem o hino da escola e o Hino Nacional, os alunos entregaram vários sacos com produtos alimentares ao Banco Alimentar Contra a Fome de Braga.
Isabel Varanda, presidente do banco, agradeceu aos alunos a “solidariedade manifestada em actos concretos de partilha de alimentos”. A responsável referiu ainda que “estes actos são sempre de enaltecer” e que “a escola tem ajudado o Banco Alimentar todos os anos”.