15.6.10

SEMANA DA SAÚDE E DA SOLIDARIEDADE - BARREIRO

Rostos On-line

Encontro Comunitário “Inclusão Social na Quinta da Mina - Cidade Para Todos”

No âmbito do Programa da Semana da Saúde e Solidariedade, promovida pela Câmara Municipal do Barreiro de 7 a 12 de Junho, decorreu, no dia 9 de Junho, na Escola Secundária de Santo António, o Encontro Comunitário “Inclusão Social na Quinta da Mina – Cidade para Todos”.

O Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, referiu, no encontro, que a Autarquia tem consciência que os problemas deste território têm uma grande dimensão, são complexos e exigentes.

No âmbito do Programa da Semana da Saúde e Solidariedade, promovida pela Câmara Municipal do Barreiro de 7 a 12 de Junho, decorreu, no dia 9 de Junho, na Escola Secundária de Santo António, o Encontro Comunitário “Inclusão Social na Quinta da Mina – Cidade para Todos”.

No âmbito do Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social, o Município do Barreiro, enquanto parceiro do projecto da Rede Europeia Anti-Pobreza / Portugal - REAPN “Entrelaçar… olhares, vontades e ideias para uma Inclusão Social na Península de Setúbal”, desenvolveu o Encontro Comunitário que teve como objectivo a participação cívica generalizada da comunidade local na discussão dos problemas e procura de soluções conjuntas. Esta iniciativa contou com a presença de profissionais de intervenção social, representantes de organizações/associações locais e elementos da comunidade do território envolvido. Recorde-se que a maioria dos habitantes da Quinta da Mina foram realojados no âmbito do Programa Especial de Realojamento.
No encontro, Ana Vizinho, da REAPN, explicou que, no âmbito do Ano de Combate à Pobreza e Exclusão Social, estão a ser criados vários momentos que possibilitem às comunidades a apresentação dos seus problemas e carências, nos quais está enquadrada esta iniciativa na Quinta da Mina e Cidade Sol.

Por seu lado Célia Gaudêncio, técnica da CMB na Divisão de Acção Social, fez uma apresentação do trabalho já desenvolvido pela Autarquia no território, apostando no envolvimento da população e na resolução dos problemas em conjunto. O plano de intervenção integrado da CMB assentou em quatro eixos, nomeadamente Participação e Envolvimento da Comunidade, Higiene e Saúde Pública, Requalificação Urbana e Integração/Inclusão Social.
O Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, referiu, no encontro, que a Autarquia tem consciência que os problemas deste território têm uma grande dimensão, são complexos e exigentes. No entanto, garante o Autarca, “é preciso não desistir e ter muita paciência”. Apesar das dificuldades, a CMB tem trabalhado em várias valências, nomeadamente na requalificação social e urbana e na recuperação do edificado. Neste âmbito, Carlos Humberto de Carvalho explicou as acções desenvolvidas no terreno no âmbito do Contrato Local de Desenvolvimento Social (que visa promover a inclusão social dos cidadãos) e da candidatura já aprovada pelo PORLisboa para a requalificação do espaço urbano e equipamentos públicos na Quinta da Mina e Cidade Sol. Esta candidatura, que tem um prazo de execução de três anos, implica um investimento de cerca de 7 milhões de euros.
Por outro lado, no âmbito do PROHABITA, foi também apresentada, pela Autarquia, uma candidatura para a requalificação do edificado, ou seja, dos 13 edifícios que incluem 119 fogos. Esta candidatura ainda não obteve aprovação.
“No entanto, com os meios e capacidades que temos, vamos continuar a intervir”, referiu o presidente da CMB.

No debate, a degradação das casas e dos prédios da Quinta da Mina foi o principal problema apontado pelos moradores.
Apolónia Teixeira, chefe de divisão da Acção Social da CMB reconheceu este problema e afirmou que, apesar das pequenas obras que a Autarquia tem efectuado nas habitações, é necessária uma intervenção de fundo nos prédios. Neste momento, a CMB pretende intervir nas coberturas, tendo já terminado a recuperação nos pisos técnicos de sete edifícios. Apolónia Teixeira realçou a importância da preservação das habitações por parte dos moradores.

Recorde-se que as iniciativas no âmbito da Semana da Saúde e da Solidariedade continuam hoje, dia 11 de Junho, às 14h30, com o Encontro com Entidades/Instituições sobre “Crianças e Jovens em Risco”, no CAFAP; às 16h00, com o Encontro com Entidades/Instituições sobre “Deficiência e Saúde Mental”, na Rumo; e, às 16h30, com o Debate “A Sexualidade na Idade Sénior”, na Associação de Reformados do Barreiro.
Amanhã, dia 12 de Junho, a partir das 9h00, o Mercado 1º de Maio acolhe a Feira Social e Animação. Às 11h30, no Mercado do Chá, tem lugar um Encontro com a Comunicação Social para balanço da Semana da Saúde e da Solidariedade.