in Diário As Beiras
As associações do concelho da Mealhada têm uma palavra a dizer na prevenção da violência no namoro, considerou Hugo Silva, vereador da Juventude, que participou numa mesa redonda sobre o tema que decorreu no último fim de semana.
Perante representantes da Prevenção Criminal e Policiamento da GNR de Anadia, do Instituto da Juventude (IPDJ) e de instituições do setor, o autarca deixou o desafio aos jovens e associações juvenis para que “abracem o desafio do voluntariado e que os jovens se possam comprometer com esta temática, disseminando de cultura de tolerância e de partilha na construção das suas relações, de forma a que estas sejam saudáveis”.
Combate à intolerância
No debate que decorreu no Luso ficaram bem claras as maiores fragilidades da sociedade atual: “a falta de tolerância e empatia para com o outro, a ausência de uma verdadeira educação para a igualdade de género, bem como a necessidade de se fazer um corte na violência geracional e transgeracional”.
Para combater este flagelo social existe o programa “Namorar com fair play”, do IPDJ, apresentado por Isabel Henriques, dirigido a entidades privadas sem fins lucrativos e a jovens entre os 14 e os 30 anos, que visa prevenir a violência com base nas desigualdades de género, sabendo que a violência está presente no namoro, seja ela física, psicológica ou sexual.
Participaram Pedro Pala de Sá, psicólogo; Vera Carnapete, psicóloga da Associação para o Planeamento da Família e o cabo-mor Marques, da GNR de Anadia. Refletiram sobre a violência e agressividade dos jovens, mas também do perigo que constituem as relações virtuais encetadas nas redes sociais.