in Expresso
Os "novos velhos" têm mais saúde, mais meios económicos, culturais, sociais e mais anos para os viver, sendo necessário revalorizar o seu papel na sociedade, defendeu hoje a presidente da associação Vida.
Teresa Almeida Pinto, que falava à Lusa a propósito da Semana Internacional de Intercâmbio "Geração 50+", que se realiza de 05 a 10 de Outubro, no Porto, sublinhou que os seniores são o grupo populacional mais numeroso e cada vez mais saudáveis, com maior poder de compra e com exigências culturais cada vez mais diversas.
"No entanto, em Portugal praticamente só o sector privado da saúde investe em publicidade para a população com mais de 50 ou 60 anos de idade", realçou Teresa Almeida Pinto.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), cerca de três milhões de portugueses (27 por cento) têm mais de 55 anos de idade, 17,3 por cento mais de 65 anos e 4,3 por cento mais de 80 anos.
"Em contas redondas, quase um 1/3 dos consumidores são idosos ou pré-idosos", frisou.
A responsável considerou que o potencial deste grupo pode ser explorado não só pelos sectores de beleza e estética mas também por muitos outros, com destaque para a moda, turismo, cinema, teatro e outras actividades de lazer e desenvolvimento pessoal.
"Apesar de terem uma estabilidade económica mais robusta, quer pelo património acumulado quer pela segurança que as pensões de reforma oferecem, alguns sectores, como é o caso dos bancos, preferem cativar o mercado jovem, sem grande poder económico", salientou.
Teresa Almeida Pinto considerou, por isso, muito importante a participação do director geral da Sénior Agency, a primeira rede mundial de Marketing e publicidade especializada em seniores e pessoas com mais de 45/50 anos, na conferência internacional "Pensar positivo & agir pragmático", que se realiza a 09 de Outubro.
Benoît Goblot, que abordará o tema "Empreendorismo Sénior - o potencial económico das pessoas idosas", defende que "ignorar o poder de compra dos seniores é um erro que pode sair caro às empresas".
Segundo este especialista em marketing para pessoas com mais de 50 anos de idade, "muitas vezes é por desconhecerem as necessidades e a cultura das pessoas idosas que os profissionais preferem dirigir-se aos jovens ou às famílias".
A Sénior Agency foi criada, em Paris, em 1995 e actualmente tem delegações em várias capitais da Europa, Austrália e Nova Zelândia.
Esta Rede será apresentada no decorrer da conferência, seguindo-se um workshop orientado por Benoît Goblot para profissionais de comunicação e marketing que pretendam compreender a diversidade dos seniores e aprender estratégias para conquistar as gerações com mais de 50 anos.
Teresa Almeida Pinto considerou que "é preciso dar as ferramentas e os conhecimentos que permitam aos criativos portugueses realizar campanhas dirigidas a estes grupos".
"Salvo honrosas excepções, a publicidade em Portugal nunca é dirigida a pessoas com mais de 50 anos", frisou, considerando que nesta matéria "Portugal não está na fase embrionária, pois está ainda na fase por semear".
A presidente da Associação Vida - Valorização Intergeracional e Desenvolvimento activo realçou a participação do especialista inglês Lauire South, que abordará o tema dos seniores enquanto produtores de riqueza.
Laurie South é dirigente de uma instituição inglesa que funciona como uma espécie de instituto de emprego e formação profissional destinado a maiores de 55 anos.
A conferência "Pensar Positivo & Agir Pragmático" está integrada na Semana Internacional de Intercâmbio Geração 50+, que inclui também um concurso de arte e uma reunião interactiva (08 Outubro) destinada à apresentação de trabalhos académicos, projectos, iniciativas e produtos ou serviços inovadores para idosos.
Teresa Almeida Pinto destacou na conferência de 09 de Outubro a intervenção (ainda não confirmada) de uma delegação da Gambia e Serra Leoa, onde a esperança de vida ronda os 40 anos.
"Será interessante comparar esta realidade com a realidade europeia onde a esperança de vida ronda os 80 anos", considerou.
A semana é organizada pela Associação Vida, Associação Saber Viver e REAPN/Porto com o objectivo de criar diferentes espaços de intercâmbio, reflexão e exposição sobre temas de interesse para a população com mais de 50 anos e profissionais da área.
A divulgação da semana foi feita através das redes em que as instituições organizadoras estão inseridas (AGE - Plataforma Europeia das Pessoas Idosas e a EAPN - European Anti Poverty Network) e outras instituições parceiras, entre as quais a Associação Americana de Reformados, que reúne 36 milhões de associados, ou seja, mais do que três vezes a população portuguesa.