18.9.09

Clima económico e confiança melhoram

Por Ana Rita Faria, in Jornal Público

Empresas e consumidores menos pessimistas em Agosto, pelo quarto mês consecutivo, revela o INE


Os indicadores de clima económico e de confiança dos consumidores registaram em Agosto o quarto mês de melhorias consecutivas, tendo sido acompanhados por uma nova diminuição mensal (a quinta) das expectativas de desemprego - sinais que parecem sugerir que a pior fase de recessão na economia nacional já terá ficado para trás.

Segundo a síntese económica de conjuntura de Agosto, divulgada ontem pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o clima económico fixou-se em -1,2 por cento no mês passado, contra -1,6 em Julho, após registar em Abril o valor mais baixo (-3,0 por cento). Já a confiança dos consumidores ficou-se em Abril por -34,4 por cento, face aos -39,3 por cento de Julho.

Segundo o INE, a actividade económica permaneceu relativamente estável entre Maio e Julho, embora mantendo a tendência descendente observada desde o início de 2008 - um dado que, aliado ao facto de os indicadores de clima económico e de confiança se manterem próximos dos mínimos históricos atingidos no início do ano, parece indiciar que a recuperação da economia será bastante lenta.

Outro sinal positivo para a economia portuguesa vem do consumo privado - indicador que, lado a lado com as exportações, permitiu tirar o país da recessão técnica no segundo trimestre. Segundo o INE, o consumo privado tem vindo a apresentar reduções menos intensas desde Abril.